…e foi assim que o racismo e a misoginia viveram felizes para sempre.

Não tem conta a quantidade de livros que eram meus e que eu achei que iam passar para o meu filho mas que depois de os ler com atenção trinta anos depois, se calhar é melhor não.

5 pensamentos sobre “…e foi assim que o racismo e a misoginia viveram felizes para sempre.

  1. Índios e cowboys: índios maus, podem-se matar à vontade. Selva africana: nativos são chamados de selvagens e alegremente escravos dos brancos. Não me sinto confortável a perpetuar este tipo de narrativas.

  2. Depois há aqueles casos em que uma boa introdução é absolutamente necessária. Estou a lembrar-me do Tom Sawyer e do Huckleberry Finn: aqui há atrasado umas boas almas tiveram a brilhante ideia de editar estes textos eliminando a “n word”. Ora se uma pessoa ler com atenção e espírito crítico, percebe-se que Twain retrata uma época, e até com bastante sentido crítico. No Huck marca muito (e dói) perceber o sentimento de superioridade que este tem relativamente a Jim, o escravo, porque apesar de ser um desgraçado ainda assim está acima daquele na cadeia social. Quando li o Tom Sawyer, tinha ali uns dez anos, fiquei muito marcada com o personagem Injun Joe: o tipo era mau como as cobras, sem dúvida nehhuma, mas ao mesmo tempo era um produto da total exclusão e desprezo social (era um “mestiço” índio).
    Anyhoo, ficou-me do Tom Sawyer a facilidade com que se falava em enforcar alguém, ainda hoje eu e me mate retemos a avaliação do Juiz (pai da Becky) sobre Tom: um dia ainda seria um grande homem, se não acabasse enforcado. Horrivelmente hilariante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s