Já não lia bonecos há algum tempo


Isto não é um livro, é uma curta-metragem.

13 thoughts on “Já não lia bonecos há algum tempo

  1. Muito janota, que é, pena é ter três pontinhos negativos: uma falha grave, para bd, de revisão; um anacronismo que ainda vou tentar esclarecer, mas acho mesmo que é anacronismo de quem nasceu já depois da década de oitenta e não sabe; e um preciosismo meu muito a ver com criminologia e de ser fã do Dexter. Queres que elabore?

    Gostar

      1. Não tenho o livro aqui, não posso remeter para a página, e vai um bocado de cor.

        1) há um personagem, tipo barbudo, com nome de terra – Palmela ou Tondela, acho que é Tondela – e num determinado quadradinho o boneco do Tondela diz para outro qualquer coisa como ” ó Tondela tal e tal”. Fiquei com um nó no cérebro e estive à vontade nos quinze minutos ali a folhear para a frente e para trás para ver se estava enganada ou não. Na altura conclui que não estava enganada, era o Tondela a dirigir-se ao Tondela. Erro de argumento, desenho, balonismo? Não sei. Mas passou a esta gente toda, e isso não entendo como é possível.

        2) mais adiante o mesmo Tondela fala em beber um uísque com perrier. Nota: nos anos 70 e 80 era hábito muito enraizado ver uísque com água, normalmente gaseificada. Mas a perrier só se tornou uma bebida conhecida em Portugal nos anos 90, finais dos anos 90. O uísque era com água castelo, e águias gaseificadas eram vidago, pedras, castelo, e schweps, claro, só que esta era tônica e não se usava com uísque. Isto no meio em que cresci, da classe média remediada. Ora o Tondela não era emigrante – o que explicaria a referencia à perrier, mas ninguém vinha de França para fazer a colonial, pelo contrário, o caminho era precisamente o inverso – e não era de uma classe social que, nos anos 70, acedesse a bebidas importadas ( eu nem me lembro de a ver nos cafés ou supermercados, e olha que me lembro de imensas, até de uma que era a gasosa bem boa, a BB), até adianto que antes de meados dos anos 80 não havia coca cola como há hoje. Nos anos 70 isto aqui era a maior indigência. Até vou investigar melhor, mas achei um anacronismo.

        3) esta é só uma discordância em termos de opção artística ou gráfica, mas pronto. Lá para o final do livro achei que o pessoal estava com um ar muito limpo e lavadicho. É isto depois de várias situações que implicam um blood spatter considerável, pronto. Já nem falando de entranhas pelos ares, quando falamos de minas terrestres. E se o sangue é difícil de tirar, da roupa e pele, principalmente se seco. Tivessem perguntado a uma mulher, lol. Pronto, achei que coise.

        Tudo dito, gostei imenso, é uma bela história. Mas li depois de terminar uma americana (preacher) que é uma coisa assim mêmo, mêmo a sério, e na qual um erro do tipo um ou dois seriam fatais. Ou impossíveis, que naquela terra se leva a bd muito a sério. E chateou-me tanta loa, tanto elogio a este, e ninguém ter reparado num erro de balonagem, ou argumento, u desenho tão crasso? Bitch. Uma pessoa mal intencionada até fica cm a ideia que há por aí cliques de artistas intocáveis e que é por isso que Portugal não sai da cepa torta nem entra em internacionalizações artísticas. Sejam sérios, pá.

        Gostar

    1. Obrigada pela crítica detalhada!
      Às vezes também vejo erros desses que me fazem questionar se alguém reviu as obras antes de serem editadas.
      Quanto ao ar limpinho não é um problema só dessa BD, acho sempre piada em certas séries e filmes quando o pessoal passa o tempo todo à porrada e não sangram nem suam. Mas na BD tem a agravante de não precisarem de uma equipa de efeitos especiais para fazerem a coisa um pouco mais realista.

      Gostar

  2. Olá a todos! Obrigado por lerem.

    1- erro de balonagem (todas as primeiras edições têm erros! Juro!) Está corrigido na 2ª. Peço desculpa.
    2- Perrier era a água que os soldados portugueses bebiam na guiné, em 1972, não é um erro.

    beijos e abraços a todos.

    Gostar

    1. Filipe, obrigada pelos esclarecimentos, muito a sério.

      E, já agora, quero deixar aqui a minha mais profunda admiração e vassalagem ao autor de uma das melhores – se não a melhor – série portuguesa de sempre, Um Mundo Catita. Quero mais, sff. E edição em dvd, se não for pedir muito, que o meu irmão nunca apanhou na tv e queria oferecer-lhe.

      Gostar

    1. (inserir reacção completamente adolescente, tipo OMG,OMG)

      Filipe, nem tenho palavras. E é raro. Muito obrigada pela oferta.

      Juro que não estava a lançar um “isco” ou ao crava, eu compraria de bom grado, que é mesmo uma série muito boa e merecia ser acessível. Não sei se os custos de produção e distribuição o impediram ou não compensavam; se assim for tenho pena, que quem produz merece colher os frutos/direitos da sua criação.

      Mais uma vez, muito obrigada. E um bom espectáculo do Deixem o Pimba em Paz, que o meu irmão vai ver pela primeira vez (e eu, muito provavelmente, pela segunda).

      Gostar

Os comentários estão fechados.